6 motivos para você incluir o queijo no cardápio

Por Maria Lúcia Zanutto Fotos Alfredo Franco

Importância do Queijo
O queijo é muito mais que uma fonte de cálcio, sabia? Isso é que mostra uma pesquisa apresentada pela Tirolez, empresa de queijos e derivados lácteos no País nesta quarta-feira (25), no 17º Congresso Brasileiro de Nutrologia. Confira. 


De acordo com o estudo, o alimento fornece carboidratos, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas e nutrientes que podem contribuir muito para a saúde. A pesquisa mostra que alguns tipos de queijo amadurecidos (ou maturados), como mussarela, parmesão e queijo prato, apresentam teor reduzido ou nulo de lactose, o que permite o consumo para pessoas com intolerância ou alergia a lactose. 



Outro fator importante são as proteínas formadas durante a produção do queijo. Elas são responsáveis pela defesa do organismo e atuam contra vírus e bactérias. Segundo a monografia, a hipertensão arterial também pode ser controlada com o consumo de queijos. Isso acontece porque o potássio, naturalmente encontrado nos lácteos, pode contribuir para o equilíbrio da quantidade de sódio no organismo. 



Já para o controle do peso e emagrecimento, os queijos são importantes por seus minerais e vitaminas e, principalmente, pelo baixo índice de calorias. Para o intestino, o alimento é um reagente importante, já que o cálcio pode favorecer o controle da massa corporal. O queijo ainda é um alimento antioxidante e exerce um papel importante na redução do risco de doenças cardiovasculares, devido à quantidade de selênio encontrado. 



Atualmente, cada brasileiro consome, em média, 3,2 kg por ano, o que revela que esse alimento está inserido na dieta das pessoas. Contudo, o consumo diário ainda perde para os continentes europeus. Quer mais motivos para adotar o alimento como aliado?



Fonte: Revista Boa Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário